Cerca de 100 pessoas, entre lideranças, dirigentes e representantes de mais de 20 cooperativas maranhense, participaram do Encontro de Líderes Cooperativista 2024. O evento, realizado nos dias 06 e 07 de dezembro pelo Sistema OCB/MA, em Barrerinhas-MA (Lençóis Maranhenses), fez parte do encerramento da programação anual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/MA).
No primeiro dia, após uma longa viagem dos quatros canto do estado, os participantes foram acolhidos no Resort Porto Preguiças pela presidente do Sistema OCB/MA, Aureliana Luz e sua equipe de organização, com almoço, entrega de kit do encontro, check-in e acomodação. [CLIQUE NO LINK E VEJA FOTOS] No período da tarde, houve tempo livre até as 18:00 para conhecer o resort! Explorar as piscinas, massagens, olaria, sauna, vôlei, e passear no Cais de Barreirinhas, além de provar a tradicional tapioca com camarão.
A programação da noite, contou com duas importantes palestras. A primeira “A Prática por trás da Magia”, Transformando Experiências em Fidelidade, com o palestrante de Orlando City, Mathias Emke. [CLIQUE NO LINK E VEJA FOTOS] Ele apresentou conceitos para entender as necessidades e desejos de clientes (internos e externos) e oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades. Falou do legado deixado por Walter, e de sua admiração pela cultura de excelência da All Walt Disney.
Em seguida a gerente-geral da OCB Nacional, Fabiola Nader Motta, em sua palestra “Cooperativismo também é Inovação”, apresentou os pilares estratégicos da entidade, com destaque para a importância de fortalecer a cultura cooperativista e integrar a inovação no DNA das cooperativas. Ela mencionou os efeitos positivos das cooperativas de crédito onde elas atuam. “Há um aumento de R$ 3,9 mil no PIB per capita, menos de 20,5 famílias no Cadastro Único por mil habitantes e menos de 24,8 famílias beneficiárias do Bolsa Família por mil habitantes. Esses dados reforçam o papel transformador das cooperativas na promoção do desenvolvimento econômico e social e mostram que, onde há cooperativismo, há mais prosperidade e menos desigualdade”, afirmou.
Para a presidente do Sistema OCB/MA, Aureliana Luz, o encontro que reuniu lideranças cooperativistas do Maranhão, foi uma oportunidade única para aprendizado, conexão estratégica e planejamento dos projetos que irão transformar 2025. Ela falou do Planejamento Estratégico 2025-2030 do Sistema OCB que tem como objetivo transformar o mundo em um lugar mais justo e próspero por meio do cooperativismo, e que o desafio “1 Trilhão de Prosperidade” é uma meta do Sistema OCB para atingir R$ 1 trilhão de faturamento e 30 milhões de cooperados até 2027.
Na avaliação da superintendente do Sistema OCB/MA, Cynthia Amaral, o evento trouxe um aprendizado valioso com as palestras que apresentaram experiências do cooperativismo no Brasil e no mundo, além do conteúdo inspirador, a troca de experiências com a comunidade de todos os ramos cooperativistas, vai fortalecer o cooperativismo no Maranhão. Para ela, foi emocionante e, ao mesmo tempo contagiante, ver a alegria das lideranças ao participar de um evento como esse.
O segundo dia, sábado (07.dez.2024), foi dedicado ao networking entre os participantes que se divertiram e comtemplaram as belas naturais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Após o café da manhã no resort hotel, os cooperativistas embarcaram nas camionetas da Coop Turismo para o inesquecível passeio ao local que foi declarado em julho deste ano ‘Patrimônio Mundial da UNESCO’ devido à sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo. [CLIQUE NO LINK E VEJA FOTOS]
O Encontro de Líderes Cooperativista 2024 encerrou com festa em clima de Natal, música e o delicioso jantar. Todos estavam lindos, as roupas com cores vermelhas, verdes e douradas contagiaram a noite solene. [CLIQUE NO LINK E VEJA FOTOS]
OCB/MA
A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Maranhão que reúne pessoas que acreditam no cooperativismo e tem como objetivo fortalecer o movimento. O cooperativismo é defendido como um modelo socioeconômico que pode transformar o mundo em um lugar mais justo e com melhores oportunidades.