Na noite da quinta-feira (27/06), o grupo de dança ‘Encanto Cigano’ de Grajaú se apresentou na 31ª edição do Arraial Zeca Teixeira. O público presente se encantou com a dança e a arte do grupo que mostrou todo o charme e encanto da dança cigana, que conta com apoio do Governo do Estado do Maranhão em parceria com a Prefeitura Municipal de Grajaú.
Para o presidente do Grupo Uiii Diversidade Cultural, Claudio Macedo, o grupo trouxe a inovação e resgate da cultura grajauense que a cada ano se renova por meio de parcerias dos fazedores de cultura do município.
Sobre a dança cigana
A influência trazida do oriente é muito forte na música e na dança cigana (hindu, russa e árabe) além da húngara, mas a maior presença nos últimos séculos é a espanhola, refletida no ritmo dos ciganos espanhóis que criaram um novo estilo baseado no flamenco.
Muito difundida em todo o mundo, a dança cigana, sem dúvida, é uma “viagem” fascinante, com a qual os praticantes descobrem que a vida não é feita apenas de problemas, e sim, de muita festa, alegria e amizade.