Os melhores cortes de cabelo para quem tem o rosto redondo

0
508

O rosto de formato redondo é um dos que mais levantam dúvidas na hora de cortar os cabelos ou elaborar penteados mais sofisticados. Isso se deve à característica curva da face, que pode parecer ainda maior se as madeixas não estiverem de acordo com uma composição mais equilibrada e harmoniosa.

“Esse formato de rosto não possui ângulos, por isso é interessante criá-los com o cabelo”, diz o hairstylist e visagista David Bernardinho, do Visage Coiffeur do Rio de Janeiro. Para tanto, o mais aconselhado é optar por “cortes angulares, em camadas e desconectados, sempre caindo sobre o rosto e não apenas contornando”, exemplifica o especialista.

De modo geral, o efeito de rosto mais fino é o mais desejado por pessoas que têm o rosto mais arredondado, por isso também é indicado investir em franjas laterais longas, que contornem e caiam um pouco sobre a face, principalmente para quem prefere cortes mais curtos.

“Se o cabelo for longo e mais liso ou ondulado, a dica é apostar nos cortes em camadas desconectadas, mas sempre abaixo do queixo”, aponta David, “para cabelos cacheados ou crespos é adequado apostar no volume no topo da cabeça e jamais deixar a raiz rente ao couro cabeludo”, completa o especialista.

Cortes curtos

cabelo-curto-rosto-redondo.jpg

É comum que aos rostos redondos sejam atribuídos quase que automaticamente os cortes longos e médios. No entanto, esse formato facial não precisa ser um empecilho para quem sonha com as madeixas curtas eternizadas por Mia Farrow na década de 70 e redescobertas por Anne Hathaway em 2013.

“O pixie em camadas com franja diagonal alonga o rosto redondo ao adicionar volume na parte de cima e realça as maçãs da face e os olhos, principalmente se a franja for desfiada”, indica a visagista Daniela Neves, do Studio Eliete do Rio de Janeiro. Além disso, também vale lembrar que esse “é um corte que realça traços do rosto e pode ser usado em qualquer idade”.

Cabelos médios

cabelo-medio-rosto-redondo.jpg

Tido como o comprimento ideal para os rostos redondos, os cortes médios formam uma moldura perfeita para a face, sem chamar atenção para os queixos pouco angulosos. O maior cuidado recomendado por Daniela é para que se evite texturas e concentração de volume nas laterais, pois isso pode causar a impressão de que as bochechas são mais salientes.

Cabelos longos

cabelo-longo-rosto-redondo.jpg

O profissional David Bernardinho, do Visage Coiffeur do Rio de Janeiro, revela que o maior segredo para cultivar madeixas longas quando se tem rosto redondo é apostar em cortes mais desconectados. “O ideal é que o cabelo longo não seja inteiro, ele deve ter camadas abaixo do queixo”, aconselha.

Se a preocupação for em não deixar o visual pesado, outra possibilidade é combinar o corte do comprimento com uma franja lateral mais longa, também dividida em camadas.

Para não errar no corte

Um equívoco comum nos cabelos que emolduram os rostos redondos, segundo David, é a aposta nos cortes mais longos em um só comprimento, sem o cuidado com as camadas de diferentes tamanhos. Além disso, o profissional destaca outros três pontos que merecem maior atenção:

Textura: antes de selecionar um corte de referência para mostrar ao seu hairstylist ou visagista, é importante observar se a outra pessoa tem o mesmo tipo de cabelo que o seu. É necessário considerar se a textura do seu cabelo terá um bom caimento no corte desejado, principalmente no que diz respeito às inspirações de cabelos cacheados para cabelos lisos e vice-versa.

Franja: boas aliadas para ajudar a criar ângulos no rosto, as franjas mais indicadas são as mais longas, desfiadas ou em camadas. O comprimento médio ou mais curto pode chamar mais atenção para a saliência das bochechas.

Volume: no comprimento dos fios, o volume não é indicado nas laterais ou logo abaixo do queixo, isso causa um efeito de bochechas maiores. Para os cortes mais longos, o ideal é que do queixo para baixo o cabelo seja desfiado e, para os mais curtos, o interessante é apostar no volume mais próximo à raiz.

Outro cuidado que afeta também uma das formas mais clássicas de se prender o cabelo: o rabo de cavalo fica melhor quando os fios do topo da cabeça não ficam muito rentes ao couro cabeludo.

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. O Toqueto.com não se responsabiliza pelas opiniões pessoais de seus leitores.

Comentários