Cientista alerta sobre risco ao deixar garrafa d’água na mesa de cabeceira

Quem dá o alerta é o maior especialista em água no mundo, Dr. Kellogg Schwab

0
203

Quem nunca deixou um copo ou garrafa com água na cabeceira da cama à noite para o caso de sentir sede de madrugada? O hábito é tão antigo que já ultrapassa séculos. Porém, de acordo com profissionais, não é nada saudável.

Quem dá o alerta é o maior especialista em água no mundo, Dr. Kellogg Schwab, do Instituto da Água da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, baseado em dados de estudo realizado por ele.

De acordo com a pesquisa, a água que fica em uma garrafinha a noite toda em cima de uma mesa de cabeceira em temperatura ambiente acaba sendo atacada por inúmeras bactérias.

Sendo assim, o médico explica que em alguns desses recipientes não teremos apenas água, mas um coquetel de microrganismos causadores de doenças, prejudicando o organismo.
Saiba mais

agua-cabeceira-cama (2)

Ainda de acordo com o especialista, como os microrganismos se multiplicam, quem usa o mesmo recipiente todos os dias acaba favorecendo o desenvolvimento dessas bactérias.

Além disso, cada vez que leva os lábios à boca da garrafa, adiciona-se mais microorganismos à água. E mesmo que lave a garrafa diariamente, nem sempre o hábito resolve o problema.

O risco aumenta quando a garrafinha utilizada é de água mineral. Segundo o cientista, grande parte dos recipientes de plástico contêm uma substância tóxica chamada bisfenol A (BPA), que é liberada quando exposta a altas temperaturas.

Então, a água armazenada em plástico comum fica cheia de partículas de BPA depois de uma exposição prolongada no calor. Por conta disso, as garrafinhas de água mineral PET nunca devem ser reaproveitadas, uma vez que se trata de um material de vida útil bem curta, que não suporta lavagens e seu “recarregamento” constante.

Atenção: O BPA é um problema sério de saúde

agua-cabeceira-cama (3)

Os especialistas explicam que o BPA é um desregulador de hormônios. Por isso, muito prejudicial ao organismo e, consequentemente, visto com receio por muitos profissionais.

Existem pesquisas que o apontam como desencadeador de vários problemas de saúde como doenças do coração, destruição do espermatozoide (infertilidade masculina) e até câncer.

Uma vida saudável

O conselho do especialista é abrir mão de manter uma garrafinha ou um copo com água ao lado da cama durante a noite. Caso acorde de madrugada com sede, vá até a cozinha e beba água fresca e potável saída do filtro, ou mantida na geladeira, em um copo de vidro.

Fonte: Espelho Meu

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. O Toqueto.com não se responsabiliza pelas opiniões pessoais de seus leitores.

Comentários