Aprenda a limpar corretamente os sapatos de camurçaSapatos de camurça são lindos, porém dão trabalho. Isso porque quando molhada a camurça mancha, podendo estragar a beleza do calçado. Alem disso, são tão delicados que pequenos arranhões e até sujeira podem danificá-lo.
 
Nesta época do ano, peças em camurça viram tendência porque elas são a cara do inverno. Além de proporcionar elegância ao look, aquecem. Por outro lado, não podem pegar chuva. Do contrário, perdem a qualidade. 
 
Como se trata de uma peça muito delicada, algumas pessoas preferem levar calçados e roupas de camurça para serem lavadas em locais especializados. No entanto, há como fazer a higienização do sapato em casa, seguindo apenas algumas regrinhas. 
 
Como fazer
 
 
Escova 
 
Para a limpeza do sapato, você irá precisar de uma escovinha própria para calçados de camurça vendida em lojas e sapatarias especializadas. Há sapatos vendidos com uma espécie de manual de instruções de limpeza e conservação. Neste caso, siga as dicas dos fabricantes. 
 
Limpeza a seco 
 
 
Como a camurça é um material sensível à água, o correto é retirar a sujeira com o sapato seco. Inicie a limpeza escovando delicadamente para tirar o pó e a sujeira seca, tomando cuidado para evitar o vai e vem com a escova. 
 
Segundo especialistas, o correto é escovar sempre no mesmo sentido. Desta forma, os sapatos irão ficar sem o pó e nem sujeira acumulados, além de parecerem cada vez mais novos. 
 
Arranhões 
 
Para livrar-se dos arranhões o correto a fazer é escovar com vontade. Quando o calçado sofre um arranhão, a camurça é forçada e empurrada para baixo em uma determinada direção. 
 
Então, é preciso trazer o material de volta à posição original. Para isso, use o auxílio de uma escovinha própria para camurça, esfregando de frente para trás.  Agora, se apenas isso não der resultados, tente raspar delicadamente a região afetada com o auxílio de uma faquinha, levantando as fibras do material.   
 
Manchas
 
Para eliminar manchas mais difíceis, a dica é usar uma borracha, que pode ser escolar ou específica para tirar arranhões de calçados feitos em camurça. Pressione-a com cuidado sobre a área afetada do calçado, aumentando ou diminuindo a intensidade conforme as manchas ou marcas exigirem. 
 
Conservação
 
Para conservar o calçado, mantendo-o com aparência de novo, use spray protetor para nobuk e camurça. O produto deve ser aplicado uniformemente nos sapatos ainda limpos, antes de você usá-los pela primeira vez.
Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. O Toqueto.com não se responsabiliza pelas opiniões pessoais de seus leitores.

Comentários