7 cuidados com os poros da sua pele que vão te deixar linda

0
141

Pontinhos pretos no nariz, espinhas, cravos na testa. Todos esses problemas têm uma coisa em comum: estão ligados aos cuidados com os poros. Para te ajudar a prevenir estes dramas de pele.

Confira as dicas:

1. Limpe
Os poros permitem que a pele “respire” e é por eles que a oleosidade produzida pelas nossas glândulas sebáceas sai diariamente. Quando estão sujos, eles não conseguem expelir o sebo e acabam ficando entupidos. Esse excesso de óleo entra em contato com as bactérias que estão no mesmo ambiente e, daí, surgem os cravos e espinhas. Por isso, evite dormir sem retirar a maquiagem com um produto específico e lembre-se de lavar o rosto com um sabonete próprio para o seu tipo de pele.

2. Tonifique
Às vezes, deixamos o tônico de lado, mas acredite, ele funciona. O produto ajuda a equilibrar o pH da pele e aumenta a barreira de proteção contra sujeiras e bactérias. Detalhe: quem tem pele oleosa tende a ter poros mais dilatados, já reparou? O tônico ajuda a controlar isso.

3. Esfolie
Uma boa pedida é investir no esfoliante leve uma vez na semana, para remover as células mortas – que também podem entupir os poros! Faça movimentos circulares e de dentro para fora. Se puder aplicar o produto depois do banho, melhor ainda. Por causa do vapor da água, os poros ficam mais abertos, o que facilita a vida. Esfoliou? Hidrate em seguida.

4. Faça limpeza de pele
Apostar no tratamento profissional uma vez por mês ajuda a retirar as impurezas mais profundas do rosto, além de eliminar cravos e espinhas que já estão presentes nos poros (e que podem causar irritação e até inflamação na pele).

5. Fique de olho na alimentação e na exposição ao sol
O tamanho dos poros é determinado pela genética, porém há certos fatores que podem deixá-los maiores e mais visíveis. Exagerar nos alimentos gordurosos – frituras e doces, por exemplo – pode aumentar a produção de oleosidade na pele e, consequentemente, o tamanho dos poros. Tomar sol em excesso e sem proteção também é prejudicial, pois diminui a imunidade da pele e aumenta a proliferação de bactérias no rosto. Ou seja, mais chances de ter cravos e espinhas.

6. Disfarce com maquiagem…
… mas não se esqueça do demaquilante no fim do dia, ok? Lembra da dica 1? Invista em primers com ação matificante e em produtos livres de óleo. Os makes minerais são uma boa opção.

7. Anote um truque de emergência
Está precisando de uma solução imediata para deixá-los menos dilatados? Passe um pouco de água gelada no rosto por alguns minutos. Ela vai contrair os poros momentaneamente e dar a impressão que eles são menores.

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. O Toqueto.com não se responsabiliza pelas opiniões pessoais de seus leitores.

Comentários